site.jpg

Madeira Entre Linhas Marchetaria Bordada

A madeira que normalmente é percebida como um material rígido por natureza é exposta com toda a sua fragilidade, inacabamento e impermanencia. Nesse curso, a flexibilidade e soltura das linhas transpassam e costuram os buracos e fendas da madeira. Os emaranhados de memória, nós cegos, fios que parecem soltos vão se desfazendo entre os dedos. Se libertando com suavidade.

Os dois materiais dialogam com poesia, maleabilidade e risco, criando imagens, desenhos, traços e narrativas. Nessa brincadeira o visível e o invisível se tocam através do movimento, do gesto de tecer e destecer os fios da própria existência, acolhendo as incertezas e os desafios que surgem ao longo do processo.

Estimularemos os participantes a buscarem seu próprio caminho criativo, por meio do manuseio de novas ferramentas e da experimentação de diversas técnicas como a do desenho, marchetaria e o bordado livre.

 “É denso e intricado o bordado das circunstâncias.O ponto da formiga na grama.A grama costurada à terra.O desenho da onda que um pauzinho transpassa”

Wislawa Szymborska

Professoras:

Karina Figueiró - Artista visual e restauradora apaixonada pelo universo da marchetaria. Ao longo de sua trajetória vem experimentando e reinventando essa técnica milenar com liberdade e criatividade, transitando pelos imensos mínimos do mundo. Trabalho delicado e consistente que evoca o inominável a se manifestar em poesia através da madeira. Formada em Artes visuais na Faculdade de Belas de Salvador UFBA e em restauração no Palazzo Spinelli, Itália. Atelierista e arte educadora. www.karinafigueiro.com

Susan Mariot - Arteterapeuta (61/0313) e Psicóloga (12/01248), trabalha como Psicoterapeuta, mas quis ir além disso. Voltou-se ao bordado e nunca mais retornou desse caminho, se reconhecendo também como bordadeira, mas nem tanto de “mão cheia”. Organiza oficinas, vivências e encontros de bordado, procurando espalhar e ampliar as formas do bordar. Agora bordando em madeira, com delicadeza e firmeza justas para tratar esse material, encontrou o silêncio e a pausa necessárias para ser. Formada em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Psicoterapia Reichiana pelo Centro de Estudos de Orgonomia Wilhelm Reich e Companhia e Arteterapia pelo Incorporarte. Organizadora das oficinas de bordado da família de bordadeiras Matizes Dumont em Florianópolis.

Dias:

30/09 e 01/10 

28/10 e 29 /10

18/11 e 19/11

Horários:

Sábados - das 9h às 12h e das 14h às 18h

Domingos - das 9h às 13h

Local:

Porto da Lagoa - Florianópolis

Inscrições:

Whats: 48.99982-1024 – Susan ou no formulário de contato do site http://www.karinafigueiro.com

 
Produto10a.jpg

Marchetaria ilustrada com Karina Figueiró & Graziella Mattar

O foco deste curso é penetrar no universo da marchetaria através da ilustração. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração, intercaladas por exercícios práticos, com o objetivo de desenvolver um protótipo, em marchetaria, a partir da ilustração criada pelo próprio participante. 

Nas aulas teóricas, serão abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração. Nas aulas práticas, serão introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações.

Em um segundo momento produziremos a ilustração em marchetaria. Ao longo do curso, conheceremos um pouco sobre a técnica, faremos um reconhecimento das ferramentas e dos tipos de madeira e teremos uma experiência prática de todos os procedimentos, desde passar o desenho para madeira, recortar, montar, colar, dar acabamento até a produção final da peça. A idéia é que cada participante saia do curso com a sua própria ilustração aplicada a uma peça de arte em marchetaria. Acompanharemos e ofereceremos os recursos para que cada aluno desenvolva seu próprio projeto.

 

Curso Sesc Pompéia/Jan2014


4.jpg

Com Crianças

Em minha casa sempre houve uma oficina com bancada, painéis e maletas de ferramentas de todos os tipos.

As crianças adoravam mexer em tudo aquilo e então começaram a criar pequenos trabalhos em madeira como carros, pranchas de surf, bonecos, piões, robôs, etc.

Aos poucos criamos um espaço para trocar idéias e brincar de fazer brinquedos.Essa brincadeira se expandiu e hoje acontece em escolas e espaços culturais a depender da necessidade do grupo. Entre em contato conosco!

 

Oficina Casa Redonda/SP